MyFirstApp – Seu primeiro aplicativo

Olá pessoas, voltando então a postar no blog, hoje vou ensinar como criar um aplicativo. Para não confundir muito a cabeça, vamos começar bem simples, fazendo uma aplicação com um texto e um botão, e vamos fazer com que o botão mude o conteúdo do texto. Entendendo bem os princípios básicos de cada elemento fica fácil depois fazer qualquer projeto.

Bom primeira coisa é criar um projeto. Não vale a pena aqui toda vez ensinar como cria um projeto, mas dá uma olhada aí no blog que tem um post falando sobre isso: https://paulacr.net/2014/11/19/criando-uma-simples-aplicacao-android/

Depois que você criou uma aplicação vamos começar com o layout, para preparar nossa aplicação. Primeira coisa a fazer é abrir o arquivo de layout. Geralmente quando você cria um projeto o próprio android studio já cria uma classe MainActivity.java e um layout activity_main.xml. O layout estará contido dentro da pasta res/layout. A pasta res é a pasta onde contém os recursos usados pela aplicação como imagens, textos, dimensões, etc. Observem a figura abaixo:

Criando layout e adicionando um botão
Criando layout e adicionando um botão

O item 1 mostra onde está alocado o layout criado, caso você queira criar um novo é só clicar no package layout com botão direito e criar um novo. O item 2 mostra um “Button”. Que é o elemento que iremos adicionar, como o android já faz um layout com um Texto basta somente adicionarmos um botão para fazer nosso app. Percebam o seguinte, existem duas formas de criar este arquivo de layout, uma delas é arrastando os itens desta paleta, outra forma é construir layout via código xml, como mostra a figura abaixo.

Construindo layout via código xml
Construindo layout via código xml

Com a prática acaba ficando mais fácil fazer via código mesmo, mas inicialmente comecei arrastando, aí é mais uma questão de escolha mesmo. Perceba no rodapé da figura destacado em vermelho duas abas “Design” e “Text”, é nesta aba que é possível trocar de modo de layout, ou seja, modo design é arrastando os elementos gráficos e modo text para digitar em código xml. O Android Studio também possui uma grande vantagem que é de mostrar em tempo real tudo que você vem fazendo no layout, então assim que você adiciona um item, ou insere algum atributo para este item, ele já mostra no celular posicionado ao lado do código. Você também pode já escolher um celular que seja mais próximo de seu objetivo com a aplicação. Existem diversos modelos disponíveis.

Insira um botão nesta tela, contendo os atributos mostrados na figura abaixo:

Adicionando um botão ao layout
Adicionando um botão ao layout

Assim então ficará o layout e os atributos de cada elemento. Percebam que além dos atributos que já estavam gerados pela IDE pelo fato de ja ter layout pronto, foram adicionado o id. Vou explicar um pouco cada atributo. O android exige que você determine sempre a altura e comprimento do elemento, nem que seja 0dp, é preciso ser informada. O atributo width por exemplo possui o valor “wrap_content”, que significa dizer que o tamanho do meu botão depende da quantidade de texto que ele tiver. Já se o valor for match_parent significa que a dimensão assumirá a mesma dimensão do layout pai.

O id é necessário para que possamos identificar estes elementos gráficos na nossa classe java, e assim fazer com que o texto mude seu conteúdo após pressionarmos o botão.

Então agora vamos a parte legal: vamos trabalhar em nossa classe java para vermos funcionando. Abra a classe java onde iremos implementar a lógica do nosso código, como mostra a figura abaixo:

Criando a lógica na classe java
Criando a lógica na classe java

Dentro da pasta java, temos o package do app, neste caso temos um só package, mas em projetos normalmente temos vários. E ali temos nossa classe: MainActivity.java, abra esta classe, e vamos a alguns detalhes aqui.

Esta classe é herdada da classe ActionBarActivity que nos mostra que ela é uma activity, ou seja, uma activity representa uma tela (em raríssimos casos não será uma tela). E para ser uma tela eu preciso informar pra ela qual arquivo de layout representa a tela, por isso, no Android é separado entre layout e lógica do app. Existe a possibilidade de criar cada elemento visual do layout em tempo de execução, porém, até mesmo o Google recomenda o uso de layouts em formato xml.

Sublinhei em vermelho uma linha de comando super importante, setContentView(R.layout.activity_main), usando este comando chamamos o nosso layout. Todo elemento gráfico e layout criado possui um correspondente dentro da classe R, caso eu altere, o android gera novamente na classe R. É uma classe onde não devemos mexer, mas toda vez que precisarmos localizar qualquer elemento faremos por ela.

Bom, agora se você tentar rodar a aplicação, ela irá realmente rodar e aparecerá o nosso layout, claro que por enquanto nenhum botão e texto possui nenhuma ação.

Faça isso, plugue seu aparelho na porta usb, e dê o play, caso não possua um aparelho android, siga esta documentação do Google para configurar um. (https://developer.android.com/tools/devices/managing-avds.html).

Rodando a aplicação pela primeira vez
Rodando a aplicação pela primeira vez

OK, agora vamos implementar a lógica que possibilitará pressionarmos o botão e mudar o texto. Volta lá para sua classe java MainActivity.java, e vamos continuar.

Primeira coisa vamos “encontrar” os elementos na classe java, lembra daquele Id que falei anteriormente, no layout xml, então agora ele será muito útil. Para fazer isto, você precisa dar um nome a sua view (todos os elementos gráficos acabam sendo uma view), e encontrar o id. Por exemplo:

Button meuBotao = (Button) findViewById(R.id.botao)

Fazemos isso para os dois elementos: botão e texto (textview), como mostra a figura abaixo:

Encontrando cada elemento gráfico
Encontrando cada elemento gráfico

É necessário fazer um “cast” porque como estes elementos são views, preciso encontrar dentro da classe view o elemento específico que desejo. Agora estou dizendo especificamente quero o botão e texto que estão no layout.

Agora também vamos gerar o evento de pressionar o botão. É necessário implementar a interface de clickListener, pode ser feito direto no código. Mais pra frente mostrarei de outra forma, mas agora vamos pelo mais fácil de entender:

Setando um texto a partir do evento de click do botão
Setando um texto a partir do evento de click do botão

Criamos então um evento para o click do botão. Perceba que, quando o botão for clicado o que estiver dentro do método onClick será executado. Aí vai da necessidade da aplicação, pode ser um edittext, botão, loading, enfim, usem a criatividade. Executa o app aí que você vai ver o que acontece quando clicar no botão.

Rodando o app e pressionando o botão
Rodando o app e pressionando o botão

Então pessoal, aí está o nosso click de botão sendo interceptado por um evento. Pode ser utilizada esta mesma lógica para várias aplicações, com outros componentes de view também, uma boa parte dos componentes permitem essa interação, utilizando o clickListener.

Espero ter ajudado, e dúvidas e sugestões podem entrar em contato, adicionar nas redes sociais.

Até a próxima!!!!

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Um comentário sobre “MyFirstApp – Seu primeiro aplicativo

  1. Excelente suas explicações, parabéns. Para mim que estou iniciando em Android foi de extrema importância, espero poder continuar contando com sua colaboração para aprimorar meus conhecimentos. Muito obrigado e no aguardo de novos posts.

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