Criando uma lista simples

Link do projeto no GitHub: https://github.com/paulacr/ListaSimplesExemplo

Olá pessoas, continuando na linha de layouts, vamos ver hoje como criar uma lista simples. As listas são ViewGroups, ou seja, views que armazenam outras views. A Listview serve para exibir outros itens em forma de lista que podem possuir rolagem (scroll).

Os itens são automaticamente inseridos na lista através do uso de um Adapter, componente que obtém conteúdo de uma Array ou consulta de um banco de dados, e converte cada item em uma view, que passa a ser um item da lista.

Neste tutorial irei mostrar como utilizar um default adapter, que é um pouco mais simples, e não oferece muita customização. Depois de aprendido o conceito, farei outro tutorial utilizando um adapter customizado.

Vamos começar então criando um layout, que permitirá colocarmos a nossa lista e os itens dela dispostos em uma tela.

Vamos agora analisar o layout. Um Textview para termos como título da nossa lista, até aí tudo certo. Depois uma ListView com um id, para podermos localizar na nossa classe java e poder manipulá-la.

Agora precisamos manipular esta lista, para ter os valores desejados. Crie uma classe java, se ela já não estiver lá, que esteja chamando o layout que criamos.

A primeira coisa a fazer é encontrar a lista que criamos no layout através do atributo id.

Feito isso agora podemos criar uma lista de valores que serão os itens de nossa lista. Neste caso estes valores estão criados dentro de uma Array de Strings, somente para efeitos de demonstração, porém poderiam ser valores de input inseridos pelo usuário, dados vindos de um servidor, entre outros. Veja abaixo:

A seguir precisa-se colocar este itens em formato de lista. Para isto utiliza-se uma classe denominada ArrayAdapter, que é uma classe do Android capaz de organizar itens em formato de lista simples. Veja como utilizá-la:

O primeiro parâmetro nos informa o contexto, neste caso passamos a própria Activity em que estamos. O segundo parâmetro diz respeito ao formato de lista, neste caso utilizou-se esta lista padrão do Android. O terceiro parâmetro diz respeito ao itens que irão compor a lista, no caso a Array de Strings que fizemos anteriormente.

Se você tentar rodar o projeto neste momento verificará que somente irá aparecer nosso texto de título, e mais nada. Isso ocorre porque ao criar um adapter você incluiu os itens e os dispôs em lista, porém ainda não os colocou dentro da lista que criou no layout. Por isso que em alguns passos anteriores precisamos encontrar o id da lista. Para isto, é chamado o método setAdapter passando o adapter criado anteriormente como parâmetro.

O resultado deste tutorial foi uma lista simples, como mostra a figura abaixo.

Lista simples utilizando ListView
Lista simples utilizando ListView

Para verificar se a lista está funcionando pode-se implementar o evento de click em cada item da lista. Para fazer isto é preciso implementar a interface que possibilitará interceptar o evento de click. Veja o código abaixo, que mostra como implementar o evento de click dos itens da lista.

Um exemplo sempre usado para demonstrar qual item foi clicado é o Toast. Ele é uma mensagem de duração curta ou longa, que irá aparecer no device assim que o evento for interceptado. O Toast tem a ideia de torrada numa torradeira, sobe por alguns instantes, e depois, neste caso, desaparece. Veja abaixo como implementar o Toast.

Observe como é o Toast na imagem abaixo:

Toast
Toast

 

Bom pessoas é isso, espero que tenham gostado, no próximo post faremos uma lista com as células customizadas, será bem interessante. Até a próxima.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s