Criando uma lista customizada

Você viu no tutorial anterior como criar uma lista simples. Muitas vezes uma lista simples não atende nossa necessidade, pois queremos mostrar mais dados para um usuário do que simplesmente um texto em uma linha. Muitas listas contemplam mais informações por linha (ou célula) como mostra a imagem abaixo:

Lista Customizada
Lista Customizada

Nesta lista consta um ícone que representa a condição do tempo, tem-se também o nome da cidade, um texto com a condição do tempo descrita e a temperatura atual. Para lidar com este tipo de situação, onde queremos mostrar mais informações em uma lista, usamos as listas customizadas.

A ideia principal de uma lista customizada é que se tenha o layout que represente uma célula (ou linha), e este mesmo se aplicará a todas as outras. Observe a imagem abaixo, a célula destacada em vermelho, representa como faríamos um layout da célula.

Representação de uma célula customizada
Representação de uma célula customizada

 

Primeiro passo: Construção da custom view (célula customizada)

A primeira coisa a fazer é construir um layout que represente cada linha de nossa lista. No exemplo criado para este tutorial, pensei num app que mostrasse uma lista dos produtos que você possui na geladeira, pra que quando você vá ao supermercado saiba o que está faltando.

Começamos então construindo o layout de nossa custom view. Para facilitar o entendimento foi criado este mock-up que representa como ficará nossa custom view.

Mock-up da lista customizada
Mock-up da lista customizada

Este mock-up serve meramente para termos uma base, ele não precisa neste momento estar perfeito, até porque a ideia aqui é o aprendizado. Colocando este mock-up num layout xml:

Segundo passo: Construção da lista que receberá cada linha

Este layout representa cada célula ou linha de nossa lista, agora precisa-se de um layout que receberá a lista. Quando se utiliza uma lista customizada se faz necessário este tipo de prática: dois layouts.

 

Terceiro passo: Construção do Adapter

Como foi visto no post anterior, o Adapter é como uma ponte entre a AdapterView (ListView, GridView) e o dado que estará naquela View, como mostra a figura abaixo:

Definição de Adapter
Definição de Adapter

Existem alguns tipos de adapter, para demonstrar esta utilização de lista customizada será utilizado o BaseAdapter, que é uma implementação de Adapter. O BaseAdapter exige a sobreescrita de 4 métodos:

getCount() – Indica quantos itens ou linhas (rows) que serão apresentados na AdapterView

getItem(int position) – Retorna o dado referente aquele item (linha) da AdapterView, o qual é passado como parâmetro no construtor da classe.

getItemId(int position) – Retorna o id referente ao dado, referente ao item (linha) da AdapterView

getView(int position, View convertView, ViewGroup parent) – Este método cria a view, baseado no dado fornecido e na posição.

Vamos agora ver a implementação de cada método, para que fique mais claro estes conceitos. Crie então uma classe que extenda de BaseAdapter.

No construtor foi passado todos itens que trabalharemos em nossa custom view. Perceba que a imagem é uma lista do tipo Integer, isto porque as imagens são inteiros, e os textos são uma lista de Strings.

ViewHolder

Ao criar uma lista, cada linha (row) é criada no momento em que é mostrada ao usuário. Para evitar problemas com processamento do aparelho, já que cada linha é instanciada dinamicamente, utiliza-se o que chamamos de ViewHolder. O ViewHolder só instancia novos dados, se os mesmos já não estiverem instanciados. Deixando o scroll da lista mais suave, não gerado impacto ao usuário na hora de visualizar a lista.

Agora vamos sobreescrever os métodos que citei acima, que na verdade, são obrigatórios serem implementados.

O último método, getView() deixei por último para que falássemos um pouco mais sobre ele.

A primeira coisa a fazer é utilizar o LayoutInflater para obter o inflater.

Depois disso será criada a nossa View customizada, onde realmente o layout é inflado com o layout que criamos para cada linha. Em outras palavras, quando inflamos estamos na verdade transformando um layout xml em uma View.

Ao mesmo tempo também criamos uma instância da nossa classe ViewHolder,  a qual terá os elementos da View customizada.

Agora você precisa dizer ao Viewholder quais elementos correspondem a cada item que serão instanciados. Usamos o método findViewById(). Veja abaixo:

Nesta caso estamos dizendo que, cada elemento do Viewholder possui um correspondente no xml que criamos. Após isto, utiliza-se um método chamado setTag , que recebe um objeto, para armazenar o Viewholder. Quando utiliza-se este método, é como se estivéssemos atribuindo o objeto a uma tag ou uma chave.

Caso a View não esteja nula, ou seja, já tenha sido criada anteriormente, simplesmente chamamos a tag, através do método getTag()

Após feito isto, agora pode-se setar imagens e textos nas Views do Viewholder.

E este método exige que retornemos uma View, que após termos encontrado as views e setados os seus valores, podemos retorná-la.

Agora voltando à activity, precisamos dos itens que farão parte da lista. Somente para efeitos de demonstração, criei as listas na própria activity para facilitar o entendimento.

Primeira coisa a fazer é criar um objeto do tipo ListView e encontrar o id que corresponde a lista, este lista está dentro do layout activity_main.xml, citado anteriormente neste post.

Cria-se então o adapter, que recebe 4 parâmetros: o contexto, lista dos icones, lista da descrição e lista dos itens restantes. Veja:

E agora setamos o adapter, ou seja, dizemos que esta lista receberá em cada uma de suas linhas o adapter criado.

Veja como ficou a MainActivity completa:

E aí está, uma lista customizada. Um dos itens mais utilizados hoje em Android, apresentação dos dados em forma de lista.

Captura de tela: Lista customizada
Captura de tela: Lista customizada

Bom, agora fica mais fácil fazer uma lista conforme a necessidade dos clientes. Veja, a princípio pode parecer mais complicado, mas em termos de manutenção de código, e até mesmo de mudanças repentinas no projeto, este tipo de implementação se torna muito útil. Assim, caso o cliente mudasse ou adicionasse itens afetaria somente o layout row.xml e o adapter. Além de tudo fica um código limpo e fácil de ser entendido.

O link deste projeto encontra-se no meu github: https://github.com/paulacr/ListaCustomizada

Até o próximo.

Anúncios

2 comentários sobre “Criando uma lista customizada

  1. Olá Paula tudo bem. Parabéns pelo seus tutoriais, estava vendo este sobre criar uma lista, só q você já inseriu os valores de cada produto via código, queria saber como seria se toda vez que alguém clicar no produto iria contando e depois imprimir o resultado em outra tela me ajudaria em um projeto que estou fazendo. Obrigado.

    • Olá Bruno, obrigada pelo interesse. Eu inseri o valor para ir facilitando no tutorial, no contexto que você mencionou, se é que entendi bem o que quer, você deve armazenar a quantidade de vezes que o usuário clicou no produto, e armazenar em uma variável, na tela seguinte, você pode utilizar Intents para passagem de parâmetros para outras telas da aplicação. Em breve estarei fazendo um post sobre passagem de parâmetros entre telas, então quem sabe o post ajude no que você precisa. Se tiver mais alguma dúvida é so mandar. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s